domingo, 31 de janeiro de 2010

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E SAÚDE PÚBLICA

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) avança cada vez mais no Brasil, devido aos resultados experimentados pelos seus usuários. A repercussão do sucesso dos tratamentos de Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Radiestesia, Práticas Corporais e outras terapias e técnicas que foram sendo agregadas, formando um arsenal terapêutico poderoso e de incalculável capacidade curativa, preventiva e de promoção a saúde.
Tal repercussão atinge a grande mídia, entre outras incersões, até na novela do horário nobre da tv globo, mostrando uma profissional Fisioterapeuta Acupunturista, acompanhando uma protagonista da novela, explicando as bases da Acupuntura Energética e os fundamentos da MTC, tais como o equilíbrio energético.
Enquanto isso, a Saúde Pública padece com a falta de profissionais, de insumos e equipamentos públicos.
É necessário ampliar os horizontes da política pública de saúde no Brasil. A Organização Mundial de Saúde, ratifica a Medicina Tradicional Chinesa e recomenda a sua utilização em todo o mundo, infelizmente no serviço público ainda engatinha.
Temos profissionais qualificados para atuar, a necessidade de insumos é infinitamente inferior aos gastos atuais, não são necessários exames laboratoriais e de imagem, não teríamos que construir novas unidades de saúde, a idéia é complementar e não substituir os tratamentos de saúde convencionais atuais, vale lembrar sempre isso, para não despertar paranóias desnecessariamente. Queremos união em função da melhoria na prestação de atendimento público na área da saúde.
Além de diminuir os custos per capita, poderíamos otimizar os recursos já existentes, proporcionando mais saúde principalmente a população carente e que não dispõe de recursos financeiros para procurar os serviços particulares.
Os recursos de saúde sofisticados demoram a chegar aos locais mais pobres do nosso país, porque o poder público demora a se apropriar dessas possibilidades, e a MTC acaba entrando neste rol, embora seja simples e de baixo custo de aplicação, podendo ser implantado sem demora e com pouco investimento.
Vamos aproveitar o momento para avançarmos na divulgação dessas práticas milenares de grande sucesso e de tão bons resultados mundiais alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário